Abordagem do Projeto Escola Sem Partido com os discentes do EEAA


Os Bolsistas do subprojeto PIBID de Filosofia, Campus Caicó, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN discutiram o Projeto de Lei do Senado Nº 193 de 2016, o "Programa Escola sem Partido", que presume a “objetividade” dos docentes no que diz respeito ás questões políticas, ideológicas e religiosas em sala de aula. O projeto está em andamento no Senado Federal e é de autoria do senador Magno Malta.
A intervenção do projeto “Escola sem Partido” aconteceu no dia 02 de dezembro de 2016, dentro de uma oficina oferecida para alunos do 1º Ano C do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Aladim – EEAA, foi abordado o tema da estética desde a antiguidade até a contemporaneidade. Durante a intervenção, tratamos um assunto que está tornando-se conhecido, “escola sem partido”. O presente projeto tenta “tornar” flexível a educação básica deixando de fora vários conhecimentos que enquanto nós alunos/as devemos explorar, mas infelizmente, com a nova reforma do ensino médio o pensamento crítico-reflexivo será visto de forma limitada, deixando seus valores e legados obtidos no ambiente de aprendizagem, para trás. A participação do Sub Projeto PIBID de filosofia, está sendo de grande importância para os/as alunos/as, pois a aproximação que os mesmos tem com o desconhecido além das salas de aula, instiga à vivenciar o grande avanço do saber juntamente com a instituição. O PIBID filosofia utilizou a sala específica para mostrar qual a importância da filosofia na escola e a capacidade de inovação a partir de projetos e oportunidades que favoreça o “crescer” do/a aluno/a na escola.

A oficina contou com o acompanhamento do Coordenador de área do PIBID José Teixeira Neto e do supervisor Emerson Araújo de Medeiros. Participaram os bolsistas: Andresa Medeiros de Azevedo, Beatriz Cristina Silva Araújo, Eliziane Pereira de Azevedo, Francisco Felipe Amaro Silva, Ítalo Rodrigo Ferreira da Silva e Maria Andreia Carneiro Cruz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIII Semana de Filosofia e VI JENFIC

Filosofia! Em quadrinhos para principiantes

Encerramento do Projeto “Reflexões sobre a pobreza e a educação no cordel” na Escola Estadual Antônio Aladim de Araújo (EEAA)