Oficina - Tecnologia e Poder


O Sub Projeto Filosofia Campus Caicó
discute o projeto “Escola Sem Partido” na EECCAM

O Subprojeto PIBID/Filosofia, Campus Caicó-CaC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN realizou durante o mês de novembro o projeto de intervenção na Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim-EECCAM com o título: “A juventude se reinventando no ritmo da contemporaneidade”. O referido projeto consistia em realizar oficinas filosóficas para estudar o Projeto de Lei N° 193/2016 “Escola Sem Partido”. A partir do estudo de temas filosóficos como cultura, tecnologia e poder os (as) pibidianos (as) orientaram os (as) alunos (as) da EECCAM na análise do referido projeto.
As oficinas foram realizadas entre os dias vinte e dois de novembro e dois de dezembro na referida escola com alunos do 1º ano B do ensino médio. A primeira oficina abordou o tema diversidade cultural e, a partir de algumas reflexões de Marilena Chauí, analisou o fato de que não existe uma cultura, mas as culturas e esse fato nos “obriga” à tolerância e ao respeito das identidades e subjetividades que formam cada cultura.
Já a segunda oficina, que aconteceu dia 02 de dezembro de 2016, discutiu o tema poder e tecnologia. No primeiro momento, a partir das considerações de Michel Foucault, os pibidianos abordaram as relações de poder na história do homem e como tais relações interferem na sociedade. No segundo momento, a partir de alguns textos de Heidegger sobre o pensamento que calcula e o pensamento que medita, a oficina refletiu sobre a utilização das tecnologias no século XX.

Especificamente, as temáticas deveriam levar os alunos a compreenderem que a sociedade e, portanto, a escola se forma a partir do encontro das diversas identidades num mesmo espaço público, que nessas situações diversas formas de poder são exercidas e que a escola deve levar os alunos a um pensamento que ultrapasse os discursos fundados numa lógica unilateral e excludente. De modo geral, esperava-se poder dialogar sobre as consequências da implantação do “Projeto Escola sem Partido” para a comunidade escolar. As oficinas foram realizadas pela supervisora Sueny Nóbrega Soares de Brito juntamente com os bolsistas Carmélia Teixeira de Sousa, Cleonice Kelly Morais de Araújo, Jeferson de Medeiros Batista, João Marcelo Soares de Sousa, Josélia dos Santos Medeiros, Nerivaldo da Silva Pereira e Tiago Adonias Rochael Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIII Semana de Filosofia e VI JENFIC

Encerramento do Projeto “Pobreza: uma dimensão social” na escola campo Centro Educacional José Augusto (CEJA)

Pibidianos(as) reúnem-se para reunião de planejamento