sábado, 24 de junho de 2017

Laboratório de Práticas do Ensino da Filosofia – CEJA


O Subprojeto de Filosofia do Campus de Caicó – CaC/UERN, com atuação no Centro Educacional José Augusto – CEJA, desenvolve em 2017 o Laboratório de Práticas do Ensino da Filosofia – LPEF. No dia 23 de Junho de 2017, a bolsista Raiane Kelly dos Santos Medeiros realizou a sexta atividade com os alunos da 1ª série “A” do ensino médio do turno matutino da referida instituição.
A intervenção seguiu o planejamento com o tema: Filosofia e as outras formas de pensar, especificamente sobre Filosofia e Religião. Em um primeiro momento da aula foi exposto à relação entre fé e razão para Santo Agostinho e Tomás de Aquino. Em seguida foi aplicada uma atividade reflexiva sobre Crer e Entender: “Os pensadores cristãos confrontaram frequentemente fé e razão, cada um à sua maneira. Santo Anselmo (1035- 1109), por exemplo, dizia: “Não busco compreender para crer, mas creio para compreender. Por isso creio, porque, se não cresse, jamais compreenderia”. Santo Agostinho, por sua vez, foi mais enfático: “É necessário crer para compreender”.
Como é para você? Você precisa primeiro acreditar em alguma coisa ou ideia para conseguir entendê-la ou necessita compreendê-la antes para poder acreditar nela? Reflita sobre a diferença entre crer e entender.
A atividade do Laboratório de Práticas do Ensino da Filosofia – LPEF foi supervisionada pela professora Serjane Queiroz Vale, supervisora do Subprojeto PIBID Filosofia no CEJA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID FILOSOFIA UERN CAMPUS CAICÓ (Edição 2020-2021) Nesta terça-feira, 24 de novembro de 2020, aconteceu a...