Laboratório de Práticas do Ensino da Filosofia – CEJA



DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES (31/05 a 21/06 de 2017)

No dia 31 de maio de 2017 aconteceu a quarta intervenção na turma do 3º Ano “B” do CEJA do Laboratório de Práticas de Ensino de Filosofia-LPEF. A atividade foi conduzida pelo bolsista Diego Vinícius Brito dos Santos e supervisionada pela professora Serjane de Queiroz Vale. A atividade começou com uma revisão geral de todo o conteúdo trabalhado até o momento. Tendo em vista algumas ocorrências do dia-a-dia da escola, a aula ocorreu na biblioteca da escola. Com o uso de Datashow e como forma de sensibilização, o tutor apresentou uma reportagem apresentada no programa “Fantástico” (Rede Globo) que mostrava as características únicas do sistema político dinamarquês em relação com o sistema “democrático” brasileiro (http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/04/descubra-por-que-dinamarca-tem-os-politicos-menos-corruptos-do-mundo.html). Após a exibição do documentário, foi realizado um pequeno debate sobre os fatores que geram a má-funcionalidade de um sistema político democrático e em seguida, através de slides (http://www.pibidfilosofiacaico.com/p/artigos.html) o tutor revisou todo o conteúdo estudado até então, dando maior suporte teórico para a realização dos seminários que deveriam ocorrer no dia 07/06, porém, tiveram que ser adiado para o dia 21/06, tendo em vista a realização do “Dia D” na referida instituição.
No dia 07 de junho de 2017 aconteceu a quinta intervenção na turma do 3º Ano “B” do CEJA do Laboratório de Práticas de Ensino de Filosofia-LPEF. A atividade foi conduzida pelo bolsista Diego Vinícius Brito dos Santos e supervisionada pela professora Serjane de Queiroz Vale. A atividade não foi realizada em sala, tendo em vista que a escola realizou o “Dia D”. As atividades deste evento estão disponíveis aqui no Blog no seguinte link: http://www.pibidfilosofiacaico.com/2017/06/bolsistas-do-pibid-do-ceja-participam.html

No dia 21 de junho de 2017 aconteceu a sexta intervenção na turma do 3º Ano “B” do CEJA do Laboratório de Práticas de Ensino de Filosofia-LPEF. A atividade foi conduzida pelo bolsista Diego Vinícius Brito dos Santos e supervisionada pela professora Serjane de Queiroz Vale. No primeiro momento da aula, o tutor pediu aos alunos que assinassem a lista de frequência, para que se desse o início das atividades. Quando os alunos terminaram de assinar a listra de frequência, deu-se o início das apresentações dos seminários. Os alunos, com o auxílio do Datashow apresentaram a filosofia de Thomas Hobbes em paralelo com o sistema totalitarismo do regime nazista. A apresentação durou cerca de vinte minutos. O tutor realizou alguns questionamentos acerca do que fora apresentado realizando um diálogo com o grupo e com os demais alunos. Após este momento avaliativo e reflexivo, o tutor informou alguns informes para os alunos sobre as datas do simulado a ser realizado nos dias vinte e vinte um de junho, e deu a aula por encerrada liberando os alunos para o intervalo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIII Semana de Filosofia e VI JENFIC

Filosofia! Em quadrinhos para principiantes

Encerramento do Projeto “Reflexões sobre a pobreza e a educação no cordel” na Escola Estadual Antônio Aladim de Araújo (EEAA)