Laboratório de Práticas do Ensino da Filosofia – CEJA


O Subprojeto de Filosofia do Campus de Caicó – CaC/UERN, com atuação no Centro Educacional José Augusto – CEJA, desenvolve em 2017 o Laboratório de Práticas do Ensino da Filosofia – LPEF. No dia 12 de julho de 2017, a bolsista Julliana Araújo da Silva desenvolveu a sétima (última) intervenção, com alunos do 2° ano B, do turno matutino, da referida instituição.
A ação se deu a partir do uso da Pizza Filosófica, material didático desenvolvido para aulas de revisão de conteúdo, já que serão aplicadas na próxima semana as provas bimestrais. Sendo assim, a turma foi dividida em duas equipes e disputaram a partir das seguintes questões: 1) Por que Aristóteles acredita que o hábito é fundamental para uma vida virtuosa? 2) Qual é o nome da ciência prática que estuda as ações humanas? 3) Por que, para Aristóteles, a felicidade é considerada o supremo bem? 4) Justifique o porquê, conforme Kant, de o homem precisar do esclarecimento para sair da menoridade a qual se encontra. 5) De acordo com a moral kantiana, qual é a diferença entre agir por dever e conforme ao dever? 6) Explique com um exemplo o sentido de imperativo categórico apontado por Kant. As questões eram selecionadas a partir de um dado que era jogado por cada aluno representante da equipe. Ao final da atividade lúdica houve um momento de confraternização, por ser a despedida da referida bolsista.
Além disso, a bolsista registrou sua avaliação do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, após três anos de experiência. De acordo coma bolsista, o PIBID é fundamental para o aluno de licenciatura tanto no que se refere a sua formação acadêmica e, principalmente, por proporcionar inúmeras oportunidades de superação das dificuldades inerentes à prática docente. O aprendizado no “chão da escola” será, segundo a bolsista, “uma bagagem para a profissão que se almeja prosseguir”.

Por fim, a bolsista aproveitou o momento de despedidas para agradecer à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, responsável pelo PIBID; à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN; ao Centro Educacional José Augusto-CEJA, pelo acolhimento dos bolsistas PIBID; ao Coordenador de Área do Subprojeto Pibid Filosofia do Campus Caicó, José Teixeira Neto; à supervisora Serjane de Queiroz Vale Dantas e aos amigos bolsistas Diego Vinícius Brito dos Santos, Itamar Vale Filho, Joseane Maria dos Santos, Raiane Kelly dos Santos e aos demais que nesses três anos passaram pelo PIBID Filosofia Caicó.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIII Semana de Filosofia e VI JENFIC

Filosofia! Em quadrinhos para principiantes

Encerramento do Projeto “Reflexões sobre a pobreza e a educação no cordel” na Escola Estadual Antônio Aladim de Araújo (EEAA)