Laboratório de Práticas do Ensino da Filosofia – LPEF/CEJA


O Subprojeto de Filosofia do Campus de Caicó – CaC/UERN, com atuação no Centro Educacional José Augusto – CEJA, desenvolve em 2017 o Laboratório de Práticas do Ensino da Filosofia – LPEF. No dia 18 de agosto de 2017, a bolsista Raiane Kelly dos Santos Medeiros realizou a décima primeira atividade com os alunos da 1ª série “A” do ensino médio do turno matutino da referida instituição e contou com a presença da Bolsista Carolaine Maria dos Santos, que observou a intervenção.
Nesta intervenção foi apresentado o conteúdo “O Ser Humano quer conhecer a si mesmo” que será trabalhado no 3º Bimestre. Deu-se início com o conceito sobre autoconhecimento, sugerindo que os mesmos escrevessem, em um pedaço de papel, três características sobre si mesmos e colocassem em uma caixa, em seguida cada aluno retirou um papel e tentava descobrir a quem pertencia tais qualidades ou defeitos. Após esta atividade foi entregue cópias dos poemas: “Há dentro de nós um poço” (Disponível em: http://www.citador.pt/textos/ha-dentro-de-nos-um-poco-vergilio-antonio-ferreira) e “Insiste em ti mesmo” (Disponível em: http://www.citador.pt/textos/insiste-em-ti-mesmo-ralph-waldo-emerson) destacando qual a mensagem que eles trazem.

Por fim, foi discutido a contribuição de Platão e Aristóteles para se pensar o ser o Humano e seguiu como indicativo para construção de “memes ou tiras”(atividade extra classe) que envolvam o tema estudado, vale ressaltar que foi utilizado dois horários para a execução desta intervenção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIII Semana de Filosofia e VI JENFIC

Filosofia! Em quadrinhos para principiantes

Encerramento do Projeto “Reflexões sobre a pobreza e a educação no cordel” na Escola Estadual Antônio Aladim de Araújo (EEAA)