Laboratório de Práticas do Ensino da Filosofia – LPEF/CEJA



O Subprojeto de Filosofia do Campus de Caicó – CaC/UERN, com atuação no Centro Educacional José Augusto – CEJA, desenvolve em 2017 o Laboratório de Práticas do Ensino da Filosofia – LPEF. No dia 25 de agosto de 2017, a bolsista Raiane Kelly dos Santos Medeiros realizou a décima segunda atividade com os alunos da 1ª série “A” do ensino médio do turno matutino da referida instituição, contou com a presença da Bolsista Carolaine Maria dos Santos, que observou e participou da intervenção.
Nesta intervenção a bolsista levou o filme Matrix para assistir com os alunos. A partir do filme, as bolsistas e os alunos pensaram sobre o “Mito da caverna” de Platão que nos leva a uma reflexão profunda sobre a condição humana e mostra o aprisionamento do homem em si mesmo. Foram utilizados dois horários para este momento e após o término do filme, como atividade avaliativa, a bolsista solicitou um texto síntese que fizesse a relação do filme com o tema “O ser humano quer conhecer a si mesmo”.
A atividade do Laboratório de Práticas do Ensino da Filosofia – LPEF foi supervisionada pela professora Serjane Queiroz Vale, supervisora do Subprojeto PIBID Filosofia no CEJA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIII Semana de Filosofia e VI JENFIC

Encerramento do Projeto “Pobreza: uma dimensão social” na escola campo Centro Educacional José Augusto (CEJA)

Filosofia! Em quadrinhos para principiantes