quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Laboratório de Práticas do Ensino da Filosofia – LPEF/EECCAM


O Subprojeto de Filosofia do Campus de Caicó – CaC/UERN, com atuação na Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim, desenvolve em 2017 o Laboratório de Práticas do Ensino da Filosofia – LPEF. Nos dias 01 e 08 de Agosto de 2017, a bolsista Carmélia Teixeira de Sousa desenvolveu atividades com os alunos da 1ª série “D” do Ensino Médio do turno matutino da referida instituição.
A primeira intervenção foi marcada pela entrega e socialização das notas trabalhos e provas referentes ao segundo bimestre de 2017. Em seguida, foi comentado a respeito do assunto que será abordado no bimestre: O ser humano quer conhecer a si mesmo.
A segunda intervenção deu início aos conteúdos do terceiro bimestre. A introdução aos conteúdos foi feito por meio de uma dinâmica: foi distribuído papéis e cada aluno colocou três características pessoais. Em seguida, os papéis foram colocados dentro de uma caixinha para que todos pudessem pega-los novamente. Por fim, os alunos deveriam tentar adivinhar a quem pertencia as características do papel que eles pegaram. Ao final foi encaminhado que os alunos redigissem sobre a forma como eles se veem e a forma como eles acham que os outros o veem.
Todas as atividades do Laboratório de Práticas do Ensino da Filosofia – LPEF foram supervisionadas pela professora Sueny Nóbrega Soares de Brito, professora atuante na referida instituição e pelo supervisor do subprojeto de filosofia da EECCAM, Suedson Relva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  III Seminário Ensinar e Aprender na Educação Básica “Que fazer, enquanto educadores, trabalhando num contexto assim? Há mesmo o que fazer?...