sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Laboratório de Práticas do Ensino de Filosofia-LPEF/CEJA


O Subprojeto PIBID Filosofia do Campus Caicó-CaC da UERN com atuação no Centro Educacional José Augusto – CEJA realiza em 2017 as atividades do Laboratório de Práticas do Ensino de Filosofia-LPEF. No dia 27 de setembro de 2017 aconteceu a vigésima sexta intervenção na turma do 2 Ano A, do turno Vespertino. A atividade foi conduzida pelo bolsista Diego Vinícius Brito dos Santos e supervisionada pela professora Serjane de Queiroz Vale. No primeiro momento da aula o tutor se apresentou aos alunos como aluno da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e bolsista do PIBID. Após este momento, o tutor realizou o registro de frequência e deu sequência à aula. Para a referida aula, o tutor com o uso do quadro-branco e do pincel, aplicou uma atividade avaliativa:

1) De que forma o estoicismo e o epicurismo buscavam a ataraxia?
2) Qual era o tipo de prazer que os epicuristas buscavam? Explique.
3) Em que consiste a felicidade para Epicuro?
4) Por que Foucault chama a atenção para a dificuldade de construir uma “ética do eu” na atualidade?
5) De que forma Foucault nos propõe pensar uma ética que seja uma “estética da existência”?
6) Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano. (EPICURO DE SAMOS. Doutrinas principais. In: SANSON, V F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974.)

No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim
a) alcançar o prazer moderado e a felicidade.
b) valorizar os deveres e as obrigações sociais.
c) aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.
d) refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.
e) defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber.


Após escrever as questões no quadro-branco, os alunos foram encaminhados a respondê-las de acordo com as páginas 161 à 165 do livro didático de autoria de Sílvio Gallo, titulado Filosofia: experiência do pensamento. Tendo em vista o curto tempo de aula que restava, o tutor comunicou aos alunos que os mesmos poderiam fazer a resolução das questões em casa, e entregar à professora de filosofia na aula subsequente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID FILOSOFIA UERN CAMPUS CAICÓ (Edição 2020-2021) Nesta terça-feira, 24 de novembro de 2020, aconteceu a...