quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Depoimento de bolsista do PIBID Filosofia Caicó-RN sobre importância do programa para a formação dos professores



Depoimento: Eu, Ítalo Rodrigo Ferreira da Silva, Bolsista do PIBID FILOSOFIA Campus Caicó-Cac/UERN gostaria de deixar o meu agradecimento a todos os alunos, professores e colegas bolsistas que proporcionaram esta experiência maravilhosa que foi o Laboratório de Práticas do Ensino de Filosofia-LPEF. Tal experiência representa, no meu processo de formação, um contato literalmente tátil com o espaço escolar que seria insuficiente apenas com a experiência limitada dos estágios supervisionados. Além disso, não só a oportunidade de colocar aquilo que venho aprendendo em prática, mais também me avaliar enquanto futuro professor de Filosofia. Tal experiência só poderia ser proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID que possibilita proporcionar este maior contato, possibilita-me não só realizar o sonho de “dar aula” (ou pelo menos ter a experiência enquanto estudante) mais também de me conhecer mais enquanto pessoa. Ao longo das atividades que foram realizadas na turma do 1º ano “B”, acabei por ser convidado a intervir em outras turmas pelos próprios alunos, como foi o caso dos alunos do 1° ano “A”, depois esporadicamente as turmas do “C” e também do “D” quando havia oportunidade para tais intervenções. Isto não só é um reconhecimento daquilo que venho aprendendo no curso de Licenciatura de Filosofia, mas também enquanto processo formador de mim mesmo, enquanto pessoa no mundo.
Antes de encerrar este depoimento, gostaria expressar minha indignação com relação às medidas tomadas pelo Governo Federal, via Ministério da Educação, no sentido de “reformar” a Educação do Brasil. Parece-me que tais medidas irão colaborar para o sucateamento da educação Brasileira. Quero deixar claro o meu descontentamento para com tais atitudes tomadas por aqueles que se dizem nossos representantes. Ademais espero, torço, protesto e LUTO, pela continuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID: sem a possibilidade de cortes e/ou diminuição das bolsas e vagas oferecidas em todas as Instituições de Ensino Superior, bem como, sem prejuízo para as escolas que hoje recebem os bolsistas do PIBID e que são beneficiadas com a inserção e proximidade dos futuros professores nos seus espaços o que possibilita trocas valiosas: aprendendo/ensinando e ensinando/aprendendo num (espero) em perene devir próprio da busca humana pelo saber, pelo conhecimento, pela verdade, pela ciência, pela Filosofia, chame como quiser, esta apetência natural aos Homens. Espero continuar em 2018 com este enriquecimento imaterial. A todos o meu OBRIGADO.

No dia 16 de outubro de 2017, o bolsista Ítalo Rodrigo Ferreira da Silva realizou sua última monitoria de 2017 do Laboratório de Práticas do Ensino de Filosofia-LPEF do subprojeto Filosofia do Campus Caicó-CaC/UERN, com atuação na Escola Estadual Antônio Aladim de Araújo-EEAA. Neste dia o bolsista realizou uma intervenção no 1º ano “A” e “D” e 3º “B”. Introduziu e levantou discussões sobre os conceitos presentes na filosofia Medieval: Deus e o mundo, à pedido dos alunos do 1º ano “A”. A mesma atividade foi realizada na turma do 3º Ano “B” que se encontrava com aula vaga no 4º horário. Durante a monitoria na turma do primeiro ano “D” no 5º horário, alguns alunos do 3° “B” pediram para continuar com as discussões. Todas as três abordagens foram pela via filosófica com base na conhecida via afirmativa ou positiva e a via negativa ou apofática de se pensar o inefável, Deus. Estas atividades foram supervisionadas pelo prof. Márcio Marques Santos, supervisor do PIBID Filosofia na referida escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  III Seminário Ensinar e Aprender na Educação Básica “Que fazer, enquanto educadores, trabalhando num contexto assim? Há mesmo o que fazer?...