segunda-feira, 30 de outubro de 2017

III Salão de Iniciação à Docência 2017


No dia 25 de outubro de 2017, bolsistas e coordenador de área do Subprojeto PIBID Filosofia do Campus Caicó-CaC da UERN participaram das atividades do III Salão de Iniciação à Docência. O evento aconteceu na cidade de Mossoró-RN e contou com a participação dos subprojetos que integram o PIDID UERN. Durante o evento aconteceram mesas de debates, comunicações orais com relatos de experiência e resultados de pesquisas em andamento, intervenções diversas e mostra de materiais pedagógicos.


Nesse III Salão de Iniciação à Docência, além da participação em diversas atividades, os bolsistas do PIBID Filosofia do Campus Caicó-CaC apresentaram as seguintes comunicações orais: RELAÇÕES ENTRE INFÂNCIA E FILOSOFIA: É POSSÍVEL FILOSOFAR NA INFÂNCIA? (Joseane Maria dos Santos e orientação da Prof. Dra. Maria Reilta Dantas Cirino); A SALA DE AULA COMO ESPAÇO PARA A FILOSOFIA E O FILOSOFAR PARA CRIANÇAS (Maria Andreia Carneiro Cruz e orientação da Prof. Dra. Maria Reilta Dantas Cirino); DA ESCRITA À INFORMÁTICA (Carolaine Maria dos Santos; Maria Karoline Xavier; Raiane Kelly Dos Santos Medeiros) e AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO (Sebastião Medeiros dos Santos).
Durante o evento também ocorreram diversas manifestações contra os cortes orçamentários e a possível interrupção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID: #pibidsemcorteseseminterrupção. Nessa mesma direção, o professor Jean Mac Cole Tavares Santos alertou, durante sua intervenção na mesa-redonda Impactos das reformas educacionais para a formação docente, para o provável fim do PIBID com a "Política Nacional de Formação de Professores com Residência Pedagógica" (ver: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=55921:mec-lanca-politica-nacional-de-formacao-de-professores-com-80-mil-vagas-para-residencia-pedagogica-em-2018&catid=211).

Nesse, sentido é necessário ressaltar a importância do PIBID enquanto programa que pensa a formação como processo. Sobre a Residência Pedagógica o Ministério da Educação não deu muitos detalhes. Porém, o MEC sinaliza que a residência substituirá o PIBID, pois, conforme nota divulgada no site do MEC, "A residência pedagógica é uma modernização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o objetivo principal é a melhoria da qualidade da formação inicial e uma melhor avaliação dos futuros professores, que terão um acompanhamento periódico. O edital será lançado no próximo ano e as instituições formadoras de professores deverão estabelecer convênios com as redes públicas de ensino. O ingresso no estágio supervisionado será feito ao longo da graduação, a partir do segundo ano".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID FILOSOFIA UERN CAMPUS CAICÓ (Edição 2020-2021) Nesta terça-feira, 24 de novembro de 2020, aconteceu a...