Laboratório de Práticas do Ensino da Filosofia – LPEF/EECCAM



O Subprojeto de Filosofia do Campus de Caicó – CaC/UERN, com atuação na Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim, desenvolve em 2017 o Laboratório de Práticas do Ensino da Filosofia – LPEF. Nos dias 19 e 26 de setembro e 10 de outubro de 2017, a bolsista Carmélia Teixeira de Sousa desenvolveu a atividade com os alunos da 1ª série “D” do Ensino Médio do turno matutino da referida instituição.
As intervenções que aqui se seguem deram continuidade ao assunto abordado- O ser humano quer conhecer a si mesmo e estas três aulas foram utilizadas para a apresentação dos seminários com os temas: trabalho formal, trabalho informal, trabalho escravo, trabalho forçado, trabalho autônomo e trabalho voluntário. Os alunos discorram sobre os temas e fizeram uma exposição dialogada com uso de slides e envolveram-se discutindo a respeito do tipo de trabalho relacionando-o com a perspectiva filosófica de Hannah Arendt e Karl Marx, como também com o dia a dia vivido e por eles observado. Ao fim de cada apresentação os alunos entregavam a parte escrita correspondente ao seu tema.

Todas as atividades do Laboratório de Práticas do Ensino da Filosofia – LPEF foram supervisionadas pela professora Sueny Nóbrega Soares de Brito, professora atuante na referida instituição e pelo supervisor do subprojeto de filosofia da EECCAM, Suedson Relva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIII Semana de Filosofia e VI JENFIC

Filosofia! Em quadrinhos para principiantes

Encerramento do Projeto “Reflexões sobre a pobreza e a educação no cordel” na Escola Estadual Antônio Aladim de Araújo (EEAA)