quinta-feira, 12 de novembro de 2020

 III Seminário Ensinar e Aprender na Educação Básica

“Que fazer, enquanto educadores, trabalhando num contexto assim? Há mesmo o que fazer? Como fazer o que fazer? ” (FREIRE, 1996, p. 74).

02 a 03 de dezembro de 2020

Link para mais informações e inscrição no evento: III Seminário GP - EAEB

Apresentação

O III Seminário – Ensinar e Aprender na Educação na Básica (III SEAEB) na modalidade virtual (online) é fruto da parceria entre o GP-EAEB (Grupo de Pesquisa – Ensinar e Aprender na Educação Básica) do Curso de Licenciatura em Filosofia do Campus Caicó-CaC (UERN/CNPq) com o Núcleo do Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO (UERN/Campus Caicó-CaC) e com a Diretoria Regional de Educação e Cultura – 10ª DIREC (Caicó-RN).

Com o tema “Que fazer, enquanto educadores, trabalhando num contexto assim? Há mesmo o que fazer? Como fazer o que fazer?”, o III SEAEB tem como objetivo oferecer um espaço de diálogo e compartilhamento de experiências frente às dificuldades que se colocam para ensinar e aprender no presente.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) ocasionou impactos sem precedentes na educação do país e do mundo, atingindo estudantes, professores, professoras e as próprias instituições de ensino. Diante do risco de contágio causado pelas aglomerações, tão comuns na educação presencial, foram tomadas medidas radicais de distanciamento social e suspensão temporária das aulas e atividades escolares. Meses após o início da pandemia, a maioria das instituições de ensino continua fechada ou com funcionamento reduzido, a fim de evitar o contágio e o agravamento dos casos de Covid-19. Em meio a essa situação, as tecnologias digitais aplicadas ao ensino remoto e a distância, se tornaram ferramentas promissoras para permitir a continuidade do ano letivo, mas problemas relacionados à desigualdade social e a dificuldade no acesso à internet pelas classes populares, inviabilizam uma solução universal, pública e gratuita.

O formato escolhido para o III SEAEB foi de compartilhamento de experiências na modalidade virtual, utilizando diversas linguagens e mídias, com base nos princípios da Igualdade, Diversidade e Invenção. Em relação ao primeiro princípio (Igualdade), serão acolhidas diversas formas de linguagens e essas serão compartilhadas em Círculos de Cultura. Todas as pessoas que desejarem compartilhar os desafios de ensinar e aprender antes e durante o período da pandemia são convidados/as a participarem: docentes, discentes, gestores/as, pais e toda comunidade. Na Diversidade, afirmamos a vida em suas multiplicidades de expressões e resistências. Desejamos ouvir e acolher: linguagens, infâncias, devires, tecnologias, etnias, gêneros, sociedade, culturas, coletivos, minorias, decolonialidade, artes e muitos outros. Em relação ao princípio da Invenção, o objetivo é discutir a ação em movimento, os desafios da criação de tecnologias, além de maneiras sensíveis a potencializar a criação e manutenção de vínculos, a beleza, a amorosidade, o esperançar na relação de ensinar e aprender na educação básica.

Na modalidade escolhida para o III SEAB (modalidade online), os/as participantes poderão apresentar por meio do uso dos diversos suportes tecnológicos disponibilizados, as experiências de ensinar e aprender antes e durante o contexto de pandemia, os resultados de pesquisas acadêmicas e de campo, além de atividades desenvolvidas ou em desenvolvimento. Para participar, é necessário se inscrever previamente. 

Além do compartilhamento de experiências, o III SEAB está aberto a propostas de lançamento de livros, saraus literários e musicais, os quais poderão fazer parte da programação paralela. Consulte a organização para maiores detalhes (e-mail gpensinareaprender@uern.br ). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID FILOSOFIA UERN CAMPUS CAICÓ (Edição 2020-2021) Nesta terça-feira, 24 de novembro de 2020, aconteceu a...