ESCOLA PARCEIRA - EDIÇÃO 2020

 

Escola Estadual p. C. C. de Amorim

A escola de 2º grau-PREMEN, recebeu o nome de Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim em 1980 para homenagear Calpúrnia pelos serviços prestados a educação seridoense, é uma instituição pública pertencente à rede estadual de ensino, em circunscrita a 10 DIREC.
O alunado procurava a EECCAM por que os cursos se destacavam, funcionava no período noturno, o que facilitava para os que trabalhavam durante o dia, possibilitando oportunidade para os que queriam dar continuidade aos estudos.
Muitos teóricos criticavam os cursos, e concluíam que a única preocupação dos professores era habilitar o estudante. Para surpresa dos teóricos a primeira turma do PREMEN/EECCAM se destacou e teve sucesso, e muitos que participaram do curso de saúde, optaram por continuar atuando na área.
Surge a lei 7.044/82 que tem como intuito modificar a lei anterior relacionada aos cursos de profissionalização do ensino de 2º grau. Após o surgimento desta lei as escolas foram proibidas de oferecer cursos profissionalizantes. Logo após essa lei a EECCAM é obrigada a extinguir aos poucos todos os cursos de comércio, foram abolidas 1985 os cursos de saúde, administração em 1988, e construção civil em 1989.
A EECCAM passou, devido às novas conjunturas econômica, social e educacional implantada pelas políticas neoliberais, por dificuldades em relação à falta de recurso financeiro, tendo assim que implantar em 1996 o ensino fundamental, com aplicação de vários projetos relacionados à aprendizagem foi possível adquirir recursos que muito contribuiu para atuação de uma educação de qualidade.
Desde 2012 a EECCAM contempla apenas o ensino médio, atualmente é composta por 48 professores, 46 funcionários e 1012 alunos matriculados, distribuídos em 33 turmas. As atividades de ensino sucede nas modalidades Ensino Médio Inovador (EMI) nos turnos matutino e vespertino e Ensino Médio Noturno Diferenciado (EMND) no turno noturno, contemplando a Educação Inclusiva no Atendimento Educacional Especializado – AEE, com fins e princípios respaldados na Lei nº 9.394/96 – LDB. Além dessas modalidades a escola ainda é contemplada com projetos como o PIBID, PIBIC-EM e PRONATEC.
Atuam na gestão as educadoras Nadja Maria Damasceno (diretora) e Maria do Socorro Oliveira (vice-diretora). A referida escola está localizada na Rua Manoel Gonçalves de Melo, nº 42, Bairro Barra Nova, Caicó (RN), e dispõe de 18 salas de aula (sala ambiente), 01 sala de vídeo, 01 sala de multimídia, 01 biblioteca, 01 sala dos professores, 01 sala para encontros de projetos, 01 sala da coordenação pedagógica, 01 sala da coordenação administrativa, 01 secretaria, 01 sala para o arquivo passivo da secretaria, 01 diretoria, 01 sala de digitação e impressão, 01 laboratório de informática, 01 laboratório de ciências da natureza, 01 sala para judô, 01 sala da rádio escola, 01 sala do grêmio, 24 banheiros para os alunos, 02 banheiros para pessoas com necessidades especiais, 04 banheiros para os funcionários, 02 salas para depósito, 01 cozinha com despensa, 01 pátio recreativo e uma quadra esportiva em construção.

De acordo com o PPP a missão da escola é contribuir para a formação de cidadãos íntegros, conscientes, comprometidos com o desenvolvimento da ciência e da cultura e a serviço dos valores indispensáveis à vida. Atuando com o objetivo de promover a formação necessária para exercer a cidadania, por meio do desenvolvimento da capacidade cognitiva, física, ética, estética e de atuação e inserção social .
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID FILOSOFIA UERN CAMPUS CAICÓ (Edição 2020-2021) Nesta terça-feira, 24 de novembro de 2020, aconteceu a...